O Arquivo Nacional lançou, nesta semana (20/08), o livro “Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução”. A obra está disponível para download no site da instituição e faz parte da série “Publicações Técnicas”. O lançamento aconteceu no auditório do AN e foi realizado por meio do “Arquivo em Prosa”, evento que conta com especialistas de diversas áreas que são convidados a palestrar sobre temas que dialoguem com o universo dos arquivos.

“Gerenciamento de riscos”: publicação do AN.

O livro foi organizado pela Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo e apresentado por Tiago Cesar da Silva, Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que atua há 13 anos como conservador e restaurador no Arquivo Nacional.

Como destaca a obra, “para a conservação e o uso sustentável do patrimônio cultural, o gerenciamento de riscos constitui uma ferramenta eficaz para otimizar a tomada de decisões. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco para o patrimônio, desde eventos súbitos e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais gradual e acumulativa”.

Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução
Arquivo Nacional, 2019 (Publicações Técnicas, volume 61).
Formato: PDF
Equipe de elaboração: Ana Maria Saramago Marques Pereira, Noel Dantas, Tiago Cesar da Silva, Walter da Silva Junior.
Para acessar a publicação, clique aqui.

Foto do topo: Reprodução.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.