Exposição virtual Empoderando a sociedade: 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil

Dentro das atividades da 4ª Semana Nacional de Arquivos, o curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM apresenta a exposição virtual Empoderando a sociedade: 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil sobre a trajetória dos saberes, dos fazeres e dos personagens que constroem a Arquivologia brasileira.

O intuito da mostra é chamar a atenção da comunidade arquivística para o fato de que é preciso contar a história da Arquivologia brasileira, uma tarefa fundamental para o futuro do ensino, da prática profissional e da identidade dos arquivistas brasileiros. A atração de novos e qualificados profissionais depende diretamente da imagem que a Arquivologia tem de si própria.

Os 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil – quando se completam seis décadas desde a configuração do Curso Permanente de Arquivo, inaugurado em 1959 – representam mais que uma efeméride importante para professores e discentes da área: a data significa o aniversário da própria Arquivologia brasileira.

Comemorar essa trajetória, portanto, é mais do que preciso. Reverenciá-la é um dever de memória para o qual nos dispomos, com a sua colaboração, a contribuir.

Vida longa à Arquivologia brasileira!

 

Fonte: Arquivo Nacional

Foto: Freepik

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

1 + dezessete =