Impactos e influências na gestão do GIDJ/RJ em 2020

Quando iniciamos os planejamentos e objetivos para 2020 tudo se desenhava com muitas expectativas, pois seria nosso primeiro ano à frente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ). Todavia, no mês de março, a Organização Mundial de Saúde apontava um quadro de pandemia causada pelo Coronavírus.

A partir deste momento foi necessário trabalhar de forma ainda mais próxima aos membros da nova diretoria, formada ainda por Dempsey Bragante (Vice-presidente), Kelly Lima (Secretária), José Gustavo (Diretor Financeiro), Enaile Rosa e Lúcia Otero (Conselho Fiscal), por meio das ferramentas on-line.

Diante de uma reconfiguração de planejamento, com atividades de caráter remoto, foram dados importantes passos neste cenário:

– Reformulação do site
– Ênfase na publicação de conteúdos referentes à pandemia
– Webconferência do Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas
– Criação de um canal no YouTube
– Live de aniversário 47 anos do GIDJ/RJ
– Série de entrevistas publicadas com ex-presidentes sobre a memória da instituição
– Criação da página no Instagram
– Novo regimento do GIDJ/RJ com registro efetivado em cartório
– Participação em diversos eventos on-line
– Organização de palestras sobre profissionais de informação e pesquisa jurídica

E quais as “lições de um ano atípico” para o GIDJ/RJ?

Nossos objetivos de incentivar o intercâmbio de experiências, promover o entrosamento e a comunicação de seus membros através de programas de trabalho; incrementando a elaboração de projetos em cooperação e a assistência a estudiosos e pesquisadores, devem ultrapassar as barreiras e limitações de um período sem precedentes.

Além disso, as dificuldades abriram outros caminhos para o GIDJ/RJ solidificar seus laços entre diretoria e associados pois nossa alternativa sempre foi prosseguir!

Um ano atípico nos trouxe ainda mais ânimo para desenvolver novos projetos em prol dos profissionais de informação jurídica no Rio de Janeiro.

Agradecemos a todos que colaboraram em 2020, e apresentamos os votos de um novo ano com realizações, paz e dias melhores.

Thiago Cirne
Presidente do GIDJ/RJ

*Trecho da palestra apresentada no evento on-line “Biblioteconomia e a Pandemia: lições de um ano atípico”, organizada pelo Sindicato dos Bibliotecários no Estado do Rio de Janeiro. 16 dez. 2020

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

5 × 5 =