Webconferência do GDCEJ/GIDJ tem resumos publicados

O Conselho Editorial de Cadernos de Informação Jurídica e Thiago Cirne, editor convidado do fascículo, informam sobre o mais recente número: v. 7, n.2, com o tema Coleções Especiais.

Quando um periódico, dedicado à informação jurídica sob múltiplos olhares, tem publicado um número destinado às coleções especiais em Direito, duas interpretações complementares são possíveis: primeiramente, uma produção científica e metodológica relevante tem ocupado as mentes de gestores e curadores destes acervos. Em segundo lugar, parece-nos cada vez mais urgente conhecer as características extrínsecas das obras incorporadas às unidades de informação. Vestígios e marcas que são, ao longo do tempo, afixados sobre uma infinidade de exemplares raros e preciosos como testemunhos de seus variados percursos e memórias.

É possível observar ainda uma premência nos estudos sobre práticas que envolvem a gestão de coleções e a formação de bibliotecas particulares que, posteriormente, migram à condição de institucionais sem, no entanto, perderem sua anatomia e características conferidas pelos primeiros colecionadores em suas atribuições como operadores do Direito.

Entre os destaques estão os resumos expandidos da Webconferência promovida pelo Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), vinculado ao Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ).

Vale ressaltar também as circunstâncias nas quais esta edição é elaborada. Trata-se de um somatório de diversas concepções intelectuais datadas de um período pandêmico, ocasionado pelo Coronavírus. Fato que enobrece ainda mais os esforços dos colaboradores.

Foto: Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

cinco × 1 =