Diretor Financeiro do GIDJ/RJ fala sobre anuidade e benefícios aos associados

José Gustavo Moura, Diretor Financeiro do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), comenta sobre anuidade, benefícios e participação de associados em atividades.

Como funciona a arrecadação de anuidade no GIDJ/RJ?

A arrecadação de anuidade do GIDJ/RJ ocorre em todo mês de julho, mês de aniversário do Grupo. Arrecadamos o valor de 60 reais dos profissionais associados e 30 reais dos estudantes.

Qual a importância da anuidade para a manutenção do Grupo?

A anuidade dos associados é o que mantém o Grupo funcionando. Após a formalização do grupo, realizada ao longo de 2020, com novo CNPJ, abertura de conta bancária e contratação de contador, inevitavelmente foram criadas despesas contínuas. O recolhimento da anuidade nos permite fazer que esta “burocracia” continue funcionando.

Em contrapartida, os benefícios dessa formalização são inúmeros. Com ela, agora podemos emitir notas fiscais (permitindo que os associados consigam pagar as suas anuidades via nota de empenho, por exemplo). O mesmo se aplica ao pagamento de cursos e workshops que oferecemos a toda a comunidade de bibliotecários e arquivistas. Ter uma “renda” própria torna o grupo mais autônomo e menos dependente de parceiros para que façamos nossas atividades, o que só beneficia todos os associados.

Quais os benefícios para os associados?

Além dos benefícios que já foram citados, os associados em dia com a anuidade podem participar das assembleias gerais com poder de voto, podem votar ou ser votados para os cargos eletivos da Diretoria, ganham descontos com cursos organizados ou em parceria com o Grupo, ganham desconto em compras de livros e também participam de sorteios realizados pelo GIDJ/RJ.

Quais as ações de transparência do GIDJ/RJ?

O Grupo apresenta sistematicamente o balanço das suas finanças nas assembleias gerais, extraordinárias e reuniões convocadas pela Diretoria. A Diretoria Financeira também está sempre à disposição para qualquer associado que queira averiguar a saúde financeira do grupo, fazer sugestões ou tirar dúvidas em relação à execução do nosso orçamento.

Como os associados podem participar das atividades do GIDJ/RJ?

Estando em dia com a anuidade do grupo, os associados são livres para participar de qualquer atividade. Nossas atividades são, em sua grande maioria, gratuitas. Mas aquelas que são pagas sempre oferecem desconto para os associados adimplentes. Nossa aderência aos eventos é muito boa e os associados estão sempre presentes. Basta ficar atento às nossas redes sociais, onde divulgamos periodicamente os eventos, cursos e palestras da área.

Foto: Reprodução.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

13 − 10 =