Informação e acessibilidade: Portal viabiliza aquisição de livros para pessoas com deficiência visual
Foi criado, na última semana, o Portal do Livro Acessível. A iniciativa faz parte do acordo firmado entre o Sindicato Nacional de Editoras de Livros (SNEL) e o Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de auxiliar as pessoas com deficiência visual a adquirir livros em formatos acessíveis.
A plataforma também foi elaborada em linguagem acessível e as demandas serão direcionadas para as editoras brasileiras responsáveis pelas publicações.
Segundo o site da ISTOÉ, o atendimento das solicitações deve ocorrer em um prazo de cinco a 60 dias, a depender da quantidade de ilustrações da obra. O valor da obra acessível não poderá ser superior ao preço do volume impresso. Se o livro já estiver disponível em formato acessível, o portal informará o ISBN do título e as principais lojas virtuais que comercializam a obra.
A página Portal do Livro Acessível destaca que a iniciativa é pioneira no país e coopera com a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão e com a defesa dos Direitos Humanos, ao facilitar o acesso ao conteúdo de obras literárias em formato acessível.
