Jandira Flaeschen falou sobre qualidade do ar e preservação (Foto: Thiago Cirne)

O Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), vinculado ao Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), publicou em seu blog, nesta terça-feira (31/07), o artigo “Qualidade do ar e microclima: relações e interferências na preservação da Coleção Miscellanea curiosa”.

O texto é resultado da palestra de mesmo título, ministrada por Jandira Flaeschen, Conservadora-restauradora e chefe do Laboratório de Restauração da Fundação Biblioteca Nacional, na última reunião promovida pelo Grupo. O encontro aconteceu na Fundação Getúlio Vargas.

Jandira também é Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST/MCT&I) e trabalhou o tema em sua dissertação.

A pesquisa desenvolvida no Mestrado entre os anos de 2015 e 2016, analisou as relações e interferências dos fatores qualidade do ar, condições climáticas e microbiodeterioração na preservação de uma coleção bibliográfica rara. A instituição que serviu de cenário para o estudo foi a Fundação Biblioteca Nacional – FBN do Rio de Janeiro, e foi tomado como objeto representativo do acervo da instituição a coleção Miscellanea Curiosa da Divisão de Obras Raras.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.