GIDJ/RJ 50 anos: uma história de contribuição à Biblioteconomia Jurídica

Neste mês de julho completa-se 50 anos do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro, o nosso GIDJ/RJ. Nessas cinco décadas de vida, o Grupo passou por diversos formatos, foi vinculado a diferentes instituições e superou desafios que o consolidaram como instituição associativa nos dias de hoje.

O GIDJ/RJ surgiu em julho de 1973, como um grupo especializado da Comissão Brasileira de Informação e Documentação Jurídica (CBIDJ) da FEBAB, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários. À época, era vinculado à Associação Profissional de Bibliotecários do Rio de Janeiro (APB-RJ). Sua primeira denominação foi Grupo de Bibliotecários em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro, conhecido pela sigla GBIDJ/RJ. Quinze anos depois da criação, em 1988, a denominação foi alterada para Grupo de Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ).

  Com o tempo, além da alteração no nome, vieram os desafios mais duros: vimos a desativação da CBIDJ e, no início da década de 90, a extinção da APB-RJ. Sem “instituição mãe”, o GIDJ/RJ sobreviveu graças ao esforço dos seus associados, incansáveis na manutenção da permanência do Grupo, apesar dos problemas burocráticos e da falta de verba para manter a entidade. Nesse período, entre meados da década de 90 e os anos 2010, organizou eventos importantes, como os Seminários de Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (SIDJ/RJ), as Feiras Jurídicas do Rio de Janeiro (FEIRAJUR), o Encontro Nacional de Autores, Editores e Produtores da Área Jurídica em Língua Portuguesa (ENAELP), além do 3º Fórum Nacional de Normatização.

Mais contemporaneamente, esteve diretamente presente, junto com outros Grupos Jurídicos, na organização das últimas edições do Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), evento paralelo ao Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). Numa outra frente de atuação, o Grupo vem constantemente oferecendo formação continuada para os bibliotecários, destacando-se os cursos de introdução à informação jurídica, gestão de acervos raros na área jurídica e marketing e gestão de mídias socais. No seu braço editorial, o GIDJ/RJ já produziu sete edições do Guia de Bibliotecas Jurídicas do Rio de Janeiro, além de, no ano passado, ter publicado o livro com trabalhos produzidos no âmbito de um de seus subgrupos, o Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ).

A própria existência do GDCEJ é inovadora em si mesma: trata-se do primeiro subgrupo dedicado a um nicho de pesquisa dentro do GIDJ/RJ. Nossa meta é que outros grupos desse tipo se multipliquem e fomentem a produção de trabalhos técnicos e acadêmicos voltados à informação jurídica.

Tamanho número de atividades nos fez retomar um plano antigo: o da “reoficialização” do Grupo. Depois de anos, o trabalho das últimas diretorias nos fez reaver nosso CNPJ. Nesse contexto, foi ratificada a opção pelo formato de associação, que preserva a independência do GIDJ/RJ, que já não necessita mais estar ligado a nenhuma outra instituição mantenedora. Independente, o Grupo hoje se sustenta através da contribuição anual de seus associados.

Chegamos aos 50 anos como um Grupo oficializado, com uma longa história para se orgulhar e com planos para o futuro: nossa agenda para o segundo semestre de 2023 já conta com o oferecimento de três cursos, uma assembleia geral e o fechamento de uma parceria que vai nos possibilitar oferecer novos benefícios aos associados. Seguimos firmes também nos preparativos para que, no próximo ano, possamos mais uma vez contribuir com o SNDIJ e comprometidos com o objetivo de sempre multiplicar o número de associados, trazendo os colegas arquivistas, museólogos e advogados para fazerem parte mais intimamente do GIDJ/RJ.

Que venham os próximos 50 anos!

José Gustavo Moura Corrêa
Presidente
GIDJ/RJ

Foto: Reprodução.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.