A editora NEA, marca comercial da editora alemã OmniScriptum GmbH & Co. KG, acaba de lançar o livro “Com todas as licenças necessárias: editais de censura portugueses e a coleção de Obras Raras da Biblioteca Nacional brasileira”, com a autoria de Thiago Cirne.

A pesquisa pretende, a partir de análise de edital de censura, publicado em 12 de dezembro de 1771 pela Real Mesa Censória, arrolar itens censurados e, mesmo assim, incorporados à Real Bibliotheca portuguesa – hoje, no acervo da Fundação Biblioteca Nacional brasileira (FBN). A observância de práticas como a Análise Bibliológica e a Pesquisa Bibliográfica de raridade, em fontes especializadas, está configurada como um recurso para a formação e desenvolvimento de coleções especiais. A contribuição da pesquisa está em promover a reflexão sobre métodos e práticas empregados na identificação de acervos raros, além de ressaltar, ainda mais, o valor, realeza e singularidade do acervo da Fundação Biblioteca Nacional brasileira.

Thiago Cirne é diretor de Editoração do GIDJ-RJ e bibliotecário da PGE-RJ. Atualmente cursa Mestrado em Biblioteconomia pela Unirio e possui Especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj.

Autor: Thiago Cirne

ISBN-13: 978-3-330-73350-3

ISBN-10: 3330733500

Mais informações em https://www.nea-edicoes.com/catalog/index

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.