Acervo de Direito monetário é doado à PGE-RJ
Fonte: PGE-RJ Notícias.
Ocorreu no dia 6 de outubro de 2016, no Gabinete da Procuradoria, a doação do acervo bibliográfico de Direito Monetário do Procurador Letácio Jansen à Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. A coleção será recebida e permanecerá à disposição dos Procuradores, pesquisadores e público em geral na Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto.
A Dra. Lucia Léa Guimarães Tavares, Procuradora-Geral do Estado, demonstrou a sua satisfação pela doação dos volumes que enriquecerão ainda mais a biblioteca da Procuradoria: “A generosidade do Letácio permitirá aos estudantes e estudiosos ter acesso a uma rica coleção formada durante décadas de dedicação. Agradeço em nome da Procuradoria”, declarou.
A solenidade contou ainda com a presença do Subprocurador-Geral do Estado Rodrigo Mascarenhas, da Procuradora-Chefe do Gabinete, Rosa Schmitt, e do Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos, Leonardo Mattietto.
“O acervo doado é altamente especializado, tanto que o doador separou, de sua extensa biblioteca, cerca de 450 obras, incluindo raridades e preciosidades. A doação permitirá enriquecer e complementar, de modo significativo, a Biblioteca da Procuradoria, que se tornará referência, em todo o Brasil, para estudos jurídicos da moeda e das relações entre Direito e Economia”, comentou o Dr. Leonardo Mattietto.
O Dr. Letácio Jansen é Procurador do Estado aposentado, tendo se notabilizado como pesquisador, doutrinador e divulgador do Direito Monetário, sendo considerado um dos maiores estudiosos brasileiros da matéria. Ele reuniu durante os últimos quarenta anos diversas obras que o auxiliaram em seus estudos e lhe deram base para as suas próprias publicações e que agora farão parte do acervo da PGE-RJ.
O Bibliotecário Thiago Cirne foi o servidor designado pelo Centro de Estudos Jurídicos para avaliar as obras diretamente na residência do doador e, junto aos demais bibliotecários, promover a sua análise e orientar o proprietário sobre os cuidados com o acervo até o remanejamento definitivo.
A previsão é de que todas as obras estejam disponíveis para acesso e consulta após a mudança da Biblioteca para as futuras instalações, no Convento do Carmo.
Leia mais: Convento do Carmo será transformado em Biblioteca.