História da Encadernação: curso reúne profissionais e estudantes
O primeiro encontro do curso “A evolução histórica da encadernação e da douração” aconteceu no último sábado (6), no Centro Cultural Justiça Federal, e contou com cerca de 20 inscritos entre profissionais e estudantes. A próxima reunião ocorrerá neste sábado (13), a partir das 13h.
A ideia de estudar as técnicas para análise e descrição de encadernações de livros raros chamou a atenção dos interessados. Elen Cristina, mestranda em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Fiocruz, ressaltou a importância em adquirir conhecimentos para o diálogo com outros profissionais. “É importante conhecermos as encadernações até mesmo como gestores, para que possamos contratar as empresas certas para restauração de livros”.
Para Guilherme Alves, restaurador da Casa de Rui Barbosa, o importante neste tipo de evento é a aplicação de novos saberes nas atividades. “Incorporar conhecimento histórico e teórico no meu dia a dia é o que desejo nesse curso, já que trabalho no laboratório da Casa de Rui”, afirma.
Todo o conteúdo é ministrado por Maria Aparecida Mársico, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Ela explica que formatou o curso de maneira que os alunos acompanhassem o passo a passo da encadernação.
“O objetivo é oferecer um instrumental para a descrição de encadernações e dourações. O público é diversificado… são pessoas que circulam o mundo dos livros. A própria BN (Biblioteca Nacional) me solicitou este curso uma vez. Percebi a carência deste conhecimento entre os profissionais”, destacou Maria Aparecida.