Exposição “Periodismo científico e a consolidação da Psiquiatria brasileira” no Instituto Municipal Nise de Oliveira
O Centro de Documentação e Memória do Instituto Municipal Nise de Oliveira convida para a exposição “Exposição “Periodismo científico e a consolidação da Psiquiatria brasileira: as primeiras revistas especializadas e os relatórios institucionais”.
A Biblioteca Alexandre Passos (BAP), do Centro de Documentação e Memória do Instituto Municipal Nise da Silveira, é composta da reunião de vários acervos bibliográficos institucionais, incluindo o do antigo Hospício Nacional de Alienados (Praia Vermelha), e das bibliotecas da Colônia de Alienadas do Engenho de Dentro e dos centros psiquiátricos que neste espaço se constituíram.
Dentre outras obras, a BAP possui uma ampla coleção de periódicos, que abarca algumas das principais referências da Psiquiatria e de ciências afins ao longo, principalmente, da primeira década do século XX. Alguns desses periódicos, aqui apresentados, tiveram papel de destaque para a consolidação e o reconhecimento dos saberes médico-psiquiátricos no âmbito nacional. Outros, foram meios de divulgação e legitimação das ações implementadas pelas instituições e órgãos vinculados à Assistência aos Alienados. Essas fontes refletem a história da Psiquiatria brasileira, sua consolidação e trajetória.
Foto topo: Reprodução