Exibição de um filme seguido de debate conduzido pelo Professor de Direito Gabriel Lacerda, autor do livro que deu nome ao evento “O Direito realiza a Justiça”? (Lumens Juris/FGV Direito Rio, 2017) e de “Meu tio Carlos Lacerda” (Edições Janeiro, 2017), dentre outros. Nos debates, partindo do pressuposto de que o Direito, em todos os lugares, procura sempre realizar uma abstração chamada justiça, o professor Gabriel Lacerda conduz o público a analisar o filme proposto tentando perceber se o Direito consegue ou não alcançar seu objetivo. Gabriel Lacerda traz para a sala de cinema do Centro Cultural Justiça Federal sua larga experiência não só como estudioso e professor mas também como advogado, ofício do qual está atualmente aposentado. Assim, não se trata apenas de aplicação de conceitos teóricos de Direito mas de uma abordagem ancorada na prática da advocacia aliada a vivências históricas importantes e  a sua erudição de cinéfilo. O evento é voltado principalmente aos estudantes de Direito mas aberto a todos que se interessem pelo tema.

A OAB concede uma hora de estágio a cada debate de “O Direito realiza Justiça?” assistido pelo estudante de Direito.

O próximo dia do evento é 12 de abril, com a exibição do filme Em minha terra (John Boorman, 2004), 98 min, classificação livre. Neste filme, que se passa na África do Sul, é abordada a atividade da Comissão da Verdade e Conciliação composta para julgar os crimes cometidos durante o período do Apartheid.

No dia 10 de maio, é a vez do filme Invasões Bárbaras (Denys Arcand, 2003) ser analisado. O primeiro dia de debate, em 08 de março, exibiu e debateu o filme 12 homens e uma sentença (Sidney Lumet, 1957). O evento é aberto aos estudantes de Direito e todos aqueles que se interessam pelo tema.

Gabriel Lacerda é professor da Faculdade de Direito Fundação Getúlio Vargas Ex-consultor Jurídico da Presidência da Petrobras (2001), Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (Harvard Law School), autor dos livros Nazismo Cinema e Direito,(Campus Jurídico/FGV Direito Rio, 2012) Direito no Cinema, (FGV, 2007) O Direito realiza a Justiça? (Lumens Juris/FGV Direito Rio, 2017), Meu tio Carlos Lacerda (Edições Janeiro, 2017), dentre outros.

Local: Centro Cultural Justiça Federal – Cinema do CCJF.  Av Rio Branco, 241, Centro

Entrada franca

Distribuição de senhas uma hora antes, sujeita a lotação do espaço

56 lugares

Concessão de hora de estágio pela OAB aos estudantes de Direito

Maiores informações: 3261-2565

 

Fonte: Centro Cultural Justiça Federal
Foto: Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.