Volta Redonda possui a maior biblioteca do Sul Fluminense
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”, afirmou o escritor norte-americano, Henry David Thorea. Sendo assim, os moradores de Volta Redonda, e da região, podem encontrar uma infinidade de opções e recomeços na biblioteca do município. O espaço conta com um acervo de mais de 22 mil títulos, e é considerada a maior biblioteca do Sul Fluminense.
Um bom exemplo de como a leitura é um hábito a ser compartilhado é o da moradora do bairro São Cristóvão, Edna Almeida Silva, de 68 anos. A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, que possui atualmente quase 12,7 mil usuários cadastrados, foi a primeira que Edna teve acesso e que a ajudou a influenciar a filha Jussara Almeida Batista Silva, de 39 anos, e a neta Nina Flor Ramos Batista, de 11 anos, que a acompanham nos universo dos livros.
– Minha mãe sempre gostou de ler e lia para mim e para meus irmãos. Ela colocava os livros no alto das estantes e dizia que era para proteger, pois criança pequena poderia acabar destruindo – comentou rindo Edna.
Jussara conta que o amor pelos livros vem desde pequena.
– Sempre amei ler. Conforme fui crescendo, pegava livros na escola, mas sempre quis ter acesso a mais. Quando descobri a biblioteca, foi maravilhoso, um paraíso para mim – contou.
A biblioteca municipal possui ambiente adequado para leitura e o acesso ao acervo é livre. No primeiro andar estão localizadas cinco salas de estudo em grupo, para até cinco pessoas, salão de estudos com 13 mesas coletivas com quatro cadeiras e 16 baias de estudo individuais e quatro computadores para pesquisa. O número de estantes para o acervo é suficiente e sua instalação respeita as normas de acessibilidade.
No segundo andar funciona a biblioteca kids, que conta com um acervo direcionado ao público infantojuvenil. Este espaço recebe diariamente escolas, previamente agendadas, para realização de atividades como contação de histórias, pinturas, teatro, entre outros. A biblioteca também possui auditório com 144 lugares e sala de internet com acesso controlado por sistema. A parte administrativa também está alocada no segundo andar, além de quatro banheiros, copa e processamento técnico.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Letícia Monteiro Machado, a biblioteca tem uma média de 2050 pessoas atendidas por mês. Os livros mais procurados para empréstimos são os paradidáticos, como literatura nacional e estrangeira. Já para ler na própria biblioteca a procura maior são os livros didáticos.
Além dos estudantes, que também são representados pelas visitas guiadas escolares, a biblioteca também recebe grupos da terceira idade, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outros. O espaço é utilizado ainda para lançamentos de livros, exposições variadas, saraus, etc. A biblioteca municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados de 8h às 12h.
Fonte: Diário do Vale