Nova turma de “Marketing em Mídias Sociais: estratégias para Bibliotecas”
O objetivo do curso é capacitar profissionais de bibliotecas para desenvolverem aplicações práticas de mídias sociais com base no conhecimento de seus usuários, suas motivações e nas características de cada ferramenta de comunicação.
Instrutor: Dempsey Bragante
Bibliotecário pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Biblioteconomia (UNIRIO). É responsável pela criação e gestão das páginas da Biblioteca da Faculdade de Direito da UFF, do GIDJ/RJ e Somente Biblio no Facebook. Possui curso de extensão em Fundamentos de Marketing de Mídias Sociais (PUC-Rio). Gestão de Relacionamento nas Mídias Sociais e E-mail Marketing (Cásper Líbero-SP). Inovação em Marketing Digital (ESPM-SP). Desde 2011 é instrutor em minicursos para a comunidade acadêmica. Ministra, pelo GIDJ/RJ, o curso presencial Marketing em Mídias Sociais para bibliotecários, arquivistas e graduandos.
Instrutora convida: Gilda Queiroz
Bibliotecária pela UNIRIO. Mestre em Ciência da Informação (IBICT). Possui cursos na Fundação Getúlio Vargas (RJ) e ESPM (RJ). Bibliotecária aposentada do CIN – Centro de Informações Nucleares da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Ministra palestras e cursos de marketing em vários estados. No exterior, apresentou módulos de marketing em cursos de treinamento do INIS – International Nuclear Information System no Chile, Colômbia, Paraguai e Índia. Atuou no setor de marketing do INIS da AIEA – Agência Internacional de Energia Atômica, órgão das Nações Unidas, com sede em Viena, de 2000 a 2005. Entre 2006 e 2017 fui responsável pela presença da APCIS/RJ na Internet (Site, Facebook, Twitter, SlideShare, Delicious). Em 2016, fiz uma atualização em Marketing e Mídias Sociais em curso on-line, via ClassCursos. Administradora da página Somente Biblio no Facebook.
DIA: 14 de setembro
HORÁRIO: das 9h às 18h.
CARGA HORÁRIA: 8 horas
LOCAL: Citius. Rua Visconde de Inhaúma, 134, 20º andar. Centro – Rio de Janeiro, RJ (https://goo.gl/maps/cudJ71498JFZSmSZ7)
PÚBLICO-ALVO
Dirigido a bibliotecários, equipes de unidades de informação e estudantes de Biblioteconomia que atuem ou pretendam atuar com mídias sociais em seus setores.
CERTIFICADOS
Os certificados em formato digital enviados por e-mail.
EMENTA DO CURSO
– Conceitos básicos de marketing; Observação dos Usuários; Produtos e Serviços.
– Noções básicas sobre Mídias Sociais: Facebook, Blogs, Twitter, YouTube, SlideShare, Delicious, LibraryThing, E-mail marketing.
– Definição de critérios para a escolha das Mídias Sociais e da linha editorial de acordo com seu público.
– Estratégia para Facebook, Instagram e Twitter.
– Importância do Marketing de Conteúdo.
– Obtenção de interesse do público alvo com vistas a despertar sentimentos, trocas e maior envolvimento dos usuários: impressão, compreensão, aceitação e compartilhamento da satisfação.
– Métricas elementares e monitoramento para Mídias Sociais: impacto das postagens da biblioteca sobre o público alvo.
Material: será encaminhado por e-mail.
Organização: Bibliojuris.
Inscrições: https://marketingparabibliotecas.eventbrite.com.br.
Divulgação: GIDJ/RJ e Somente Biblio.
Investimento:
* R$ 140,00 Profissionais
* R$ 110,00 Ex-alunos Bibliojuris e Associados GIDJ
* R$ 80,00 Estudantes de graduação
* R$ 200,00 Nota de empenho
1º LOTE:
* R$ 130,00 Profissionais
* R$ 100,00 Ex-alunos Bibliojuris e Associados GIDJ
* R$ 70,00 Estudantes de graduação
Foto: Reprodução