Arquivo Nacional dos Estados Unidos doa equipamentos de proteção individual para hospitais

Em meio ao caos mundial devido ao coronavírus,  muitos profissionais da saúde vem enfrentando dificuldades para encontrar suplementos para prevenção e cuidados com o vírus. Com isso, muitos tem se mobilizado para tentar ajudar de alguma forma e minimizar essa escassez . Um exemplo disso é o Arquivo Nacional dos Estados Unidos (National Archives, NARA) localizado em Washington, que vem ajudando de forma consciente nesse sentido.

Na instituição os usuários precisam utilizar equipamentos como luvas, máscaras, jalecos, entre outros para o manuseio dos documentos. Enquanto os Arquivistas precisam da utilização desses equipamentos tanto para o manuseio quanto para a restauração dos documentos.

Com a pandemia, a instituição resolveu doar partes desses equipamentos de proteção para os hospitais do país com objetivo de ajudar nesse momento tão dificil.

Há alguns dias, o Arquivo Nacional começou a transferir esses itens para a Equipe de Resposta de Gerenciamento de Emergência de Washington, que, por sua vez, trabalha com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Desde então, todos os materiais tem sido distribuídos conforme a necessidade das regiões mais afetadas pela pandemia no país. Os funcionários do Arquivo Nacional americano em todo o país estão avaliando neste momento o seu inventário patrimonial para realizar mais doações adicionais.

O surgimento da ideia deu-se a partir de uma discussão em um quadro de mensagens interno da instituição em março, quando os funcionários estavam discutindo quando e como eles começariam a trabalhar em casa em período integral. Os profissionais em preservação e conservação sabiam que o mesmo equipamento usado para lidar com registros danificados por inundações, incêndios ou mofo estava em falta nos hospitais. Daí veio a ideia de doar esses equipamentos para os hospitais.

Embora saibamos que a proporção da Pandemia é bem maior e que se precisa de muito mais para combater e vencer o vírus,  entendemos que o Arquivo Nacional dos EUA com suas doações vem tentando ao máximo contribuir para amenizar a falta que esses suplementos faz. E assim, ajudando a salvar vidas. O que fica de grande exemplo a para todos nós.

Enaile dos Santos – Arquivista da PGE-RJ e integrante da diretoria do GIDJ/RJ.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

seis − 1 =