A plataforma colaborativa das bibliotecas da Justiça do Trabalho sobre a Covid-19 é citada no relatório de Monitoramento da resposta legal ao COVID-19 na América Latina e no Caribe

A Marilia Mello é a responsável pelo relatório brasileiro da iniciativa Monitoring the Legal Response to COVID-19 in Latin America and the Caribbean. Marília é bibliotecária e diretora da Bibliotecas do TRF-1, além de pesquisadora Bitner Fellow na Cornell University e trabalhou anteriormente no Supremo Tribunal de Justiça do Brasil, bem como na Biblioteca do Congresso dos EUA, Escritório do Rio de Janeiro.

Confira a entrevista que ela concedeu ao GIDJ-DF sobre a iniciativa:

1- Como você se engajou na iniciativa?
Em 2018 participei do Bitner Research Fellowship https://law.library.cornell.edu/bitner-fellowships/ e tive a oportunidade de visitar alguns tribunais em Nova York e conhecer alguns bibliotecários. Por isso recebi o convite pelo idealizador do projeto, Marcelo Rodriguez, do Tribunal de Apelação do segundo circuito de NY.
2- Em linhas gerais, o que é o projeto?
É uma plataforma que apresenta relatórios e informações jurídicas e governamentais relacionadas à pandemia elaborados e monitorados por bibliotecários jurídicos com o objetivo de divulgar informações confiáveis sobre a situação na América Latina e no Caribe. O acesso a informações confiáveis é essencial neste período.
3- Como tem sido a colaboração com a Mary Abigail B. Dos Santos?
Existe um planejamento de relatórios que devem ser publicados até o final do ano por cada membro do grupo. Os 4 relatórios relacionados à situação no Brasil e a atualização das informações no site deverão ser publicados no mês de outubro. Para tanto, nos reunimos quinzenalmente e fazemos os relatórios em conjunto pelo documento no Google Drive.
4- Quantas horas semanais tem se dedicado ao projeto?
3 horas em média.
5- Quais são os ganhos profissionais e pessoais que obteve ao se engajar?
O projeto possibilita a troca de experiências e conhecimentos com profissionais de outros países, bem como um reconhecimento maior dos bibliotecários brasileiros pelo mundo. Profissionalmente, também será bem proveitoso porque o projeto já alcançou um reconhecimento inimaginável. O grupo está sendo convidado para participar de eventos profissionais e também para disponibilizar os relatórios em bases de dados, como a Hein Online.

O primeiro relatório está disponível no link: https://lawlibrariansmonitoringcovid19.com/2020/10/08/special-update-on-brazil/

O relatório inclui alguns links, tais como: COVID-19 Bibliographies:

Brazil’s Association of Librarians and Information Science Professionals of the Federal District (ABDF – Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal) – the ABDF has created a virtual library called CONVIDE-i9, which is a collaborative initiative between ABDF, FEBAB, and other volunteer librarians committed to information management to support Brazilian and international societies. Their main objective is to be a source of accurate and reliable information.
Brazil’s House of Representatives Library – the House Of Representatives Library collected official websites on coronavirus (COVID-19) in Brazil and the world (Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados – Informações oficiais sobre o coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo)
Brazil’s Senate Library – the Federal Senate Library organized COVID-19 related resources from a network of 12 federal administrative libraries into their catalog
Brazil’s Labor Court Library – the Labor Court librarians created a spreadsheet with bibliographical information on Covid-19 and Labor Law.

Fonte: GIDJ DF

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

16 − quatro =