Arquivo Nacional integra o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Arquivo Nacional agora integra o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em cerimônia realizada no dia 23 de novembro, a diretora-geral, Ana Flávia Magalhães Pinto, tomou posse como conselheira do CNPIR durante o biênio 2023/2025. Integrante da estrutura regimental do Ministério da Igualdade Racial, o CNPIR tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial, com foco na população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira

O evento, em Brasília, contou com a participação da ministra da igualdade racial, Anielle Franco; além de representantes de organizações da sociedade civil e de diferentes órgãos do governo federal.

No dia 20 de novembro, a diretora participou, representando a ministra Esther Dweck, da cerimônia de lançamento do pacote de medidas pela igualdade racial, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. No documento anunciado constam programas nacionais, titulações de territórios quilombola, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.

A solenidade também teve a participação de ministras e ministros, secretárias e secretários, parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor e lideranças de movimentos sociais, além das apresentações culturais de Jorge Aragão e Lia de Itamaracá.

Fonte: Arquivo Nacional
Foto: Reprodução/Unsplash

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.