Arquivo Nacional convida instituições para participarem da 8ª Semana Nacional de Arquivos
Mobilização terá a acessibilidade como tema, e está recebendo inscrições para eventos.
O Arquivo Nacional abriu inscrições, nesta segunda (22/4), para a oitava edição da Semana Nacional de Arquivos. Entidades de todo o país são convidadas a se juntarem à principal instituição arquivística brasileira na organização de eventos que deverão acontecer entre 3 e 9 de junho de 2024, quando se comemora o Dia Internacional dos Arquivos.
O tema proposto neste ano é “Arquivos Acessíveis”, considerando os múltiplos sentidos de acessibilidade. O objetivo é promover um debate sobre como os conceitos e procedimentos empregados nos arquivos podem refletir a diversidade da sociedade, de forma a combater o capacitismo e a discriminação, com foco na democratização do acesso à informação. O amplo acesso aos registros contribui para a preservação da memória, fomenta o conhecimento, fortalece a democracia e amplia a cidadania.
Até 17 de maio, poderão cadastrar eventos instituições de todo o país, tais como arquivos, museus, fundações, institutos, bibliotecas, universidades e outras entidades detentoras de acervos, centros de memória e afins. Seminários, mesas–redondas, oficinas, exposições, lançamentos de publicações, mostras de filmes e visitas mediadas são alguns exemplos de atividades – presenciais, virtuais ou híbridas – que podem compor a programação.
A ação ocorrerá simultaneamente com a Semana Internacional de Arquivos, promovida anualmente pelo Conselho Internacional de Arquivos em referência à data de sua criação pela Unesco, em 9 de junho de 1948. Já consolidada por aqui, a Semana Nacional de Arquivos atingiu, em sua última edição, a marca recorde de 525 eventos organizados por 220 instituições espalhadas por 91 municípios, nas cinco regiões do Brasil.
Informações e inscrições no site: Semana Nacional de Arquivos
Fonte: Arquivo Nacional
Foto: Reprodução/Unsplash