Biblioteca Nacional e Força Aérea Brasileira firmam parceria para cooperação técnica
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Comando da Aeronáutica (COMAER) firmaram no último dia 20 um acordo de cooperação técnica. O documento foi assinado pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e pelo tenente-brigadeiro do ar comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, na sede do COMAER, em Brasília.
O objetivo é possibilitar o envio de acervo bibliográfico, documental, museológico e cenográfico sob gerência da FBN, para bibliotecas, universidades, museus, embaixadas e Centros de Estudos Brasileiros em todo o território nacional (e também no exterior) por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN). As informações são da página FBN/GOV.BR.
De acordo com a publicação, a parceria entre a FBN e o COMAER também estabelece uma cooperação técnico-cultural que permitirá o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências por meio de seminários, exposições, ciclos de palestras, realização de cursos e atividades complementares de interesse mútuo.
“Celebramos hoje um acordo de alta relevância entre o Correio Aéreo Nacional e a Biblioteca Nacional. Mais uma vez, o que poderia parecer um encontro improvável ganha um aspecto virtuoso. A Biblioteca Nacional consegue atingir os rincões mais distantes do nosso país por meio do acordo celebrado com o comandante Damasceno. Uma das virtudes mais altas da democracia é a promoção do diálogo entre as instituições e a convergência de suas atribuições em prol da cidadania, da cultura e da paz”, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
A Biblioteca Nacional Brasileira ocupa atualmente um lugar seleto: segundo a UNESCO, está entre as dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo a maior da América Latina.
Foto: Reprodução/Unsplash.