Arquivo Nacional integra criação da Rede CPLP
O Arquivo Nacional (AN), órgão público subordinado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal, integra agora a criação da Rede de Arquivos Nacionais.
A Conferência Internacional sobre Arquivos Históricos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) instituiu a criação da Rede de Arquivos Nacionais da CPLP. Denominada RAN-CPLP, a Rede de Arquivos Nacionais da CPLP é um instrumento de cooperação que visa reforçar os laços entre os Arquivos Nacionais e/ou entidades dos Estados-Membros, promovendo a preservação, valorização e divulgação do património histórico e documental.
De acordo com o site do AN, a iniciativa terá como objetivos principais a promoção de um espaço de diálogo permanente sobre a preservação, valorização e divulgação do património histórico e documental; o estímulo aos Arquivos Nacionais sobre adoção de melhores práticas de preservação e gestão documental, além de criar e dinamizar uma estrutura de cooperação multilateral baseada no interconhecimento com base na colaboração entre os Arquivos Nacionais dos Estados-Membros da CPLP.
Caberá ainda à RAN-CPLP promover o estabelecimento de normas comuns de preservação e valorização do património histórico e documental a serem adotadas pelos Arquivos Nacionais dos Estados-Membros, informa a página do Arquivo Nacional.
Foto: Reprodução/AN.