FBN promove o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros

A gestão de acervos raros e preciosos em bibliotecas jurídicas tem se mostrado um recurso estratégico para a preservação do patrimônio e das memórias institucionais. Os acervos especiais no Direito, em muitos casos, testemunham o percurso histórico de múltiplos atores e suas relações com o espaço de leitura, circulação e produção do conhecimento.

Pensando neste tema, um dos eventos de grande destaque na América Latina é o Encontro Nacional de Acervos Raros (ENAR), bianual, realizado pela Biblioteca nacional brasileira, através do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR).

Promovido desde 1989, o ENAR reúne profissionais, gestores e alunos das áreas de Documentação, Biblioteconomia, Preservação/Conservação e pesquisa, provenientes de todas as regiões brasileiras e de algumas partes do mundo – sendo considerado um dos maiores eventos científicos da área.

Durante o encontro são apresentados trabalhos que têm por objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimentos, além de fomentar uma rede de relacionamentos entre instituições, profissionais, estudantes e pesquisadores no âmbito de acervos raros e de memória.

O tema desta edição será “Obras raras nacionais e estrangeiras: identificar, administrar, difundir e preservar”, com três eixos: 1) Formação e desenvolvimento de coleções, análise bibliográfica, descrição, pesquisa histórica e de importância e catalogação de livros raros; 2) Gestão e administração de acervos raros; 3) Conservação e preservação de acervos raros e especiais.

O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro das 9h às 17h, em formato digital, com transmissão do canal do YouTube da Fundação Biblioteca Nacional.

Confira mais informações sobre o ENAR clicando aqui!

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.