A cópia manuscrita de uma carta de Cristóvão Colombo sobre as descobertas na América retornou à Espanha na última quarta-feira (06/05). O documento, que data do século 15, foi roubado da Biblioteca Nacional da Catalunha, em Barcelona, no início dos anos 2000, informou o site da Folha de S. Paulo.

Na carta, Colombo descreve “as gentes e as terras das Índias” aos reis da Espanha, que financiaram a viagem. De acordo com o site, o roubo chegou ao Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos em 2011, que iniciou uma investigação. Segundo o governo americano, a carta foi roubada junto com dezenas de outros manuscritos da biblioteca, que foram substituídos por falsificações.

“Tenho o prazer de ser capaz de retornar esta peça de valor inestimável a seus donos de direito”, disse a vice-diretora interina da Divisão de Investigações do Departamento, Alysa D. Erichs.

Outras relíquias históricas

A matéria destaca também que essa é a segunda cópia da carta de Cristóvão Colombo devolvida pelo governo dos EUA. Em maio de 2016, uma outra foi descoberta e entregue a uma biblioteca na Itália.

Desde 2005, o governo americano entregou, por meio do Departamento de Segurança Doméstica, mais de 11 mil relíquias históricas a mais de 30 países, incluindo manuscritos, objetos de famílias reais e fósseis.

 

Foto: Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.