O Ciclo de Palestras é realizado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional, objetiva oferecer palestras com especialistas das áreas do acervo raro e especial, como forma de contribuir com informações técnicas que contemplem as diversas tipologias documentais e coleções sob a guarda da Biblioteca Nacional, geridas pela Coordenadoria de Acervo Especial do Centro de Coleções e Serviços aos Leitores.

Inscrições em 03 de setembro

Data: 19 de setembro de 2018

Horário: 14h-16h

Inscrições somente pelo e-mail planor.eventos@bn.gov.br com nome completo, vínculo institucional, formação e e-mail de contato

Auditório Machado de Assis, entrada pelos Jardins da Biblioteca Nacional, na Rua México, s/n.

Resumo: Este trabalho trata das estratégias de construção cromática numa técnica de impressão histórica, a cromolitografia, e sua aplicação na produção comercial brasileira. Praticada desde meados do século XIX até a primeira metade do século XX, a cromolitografia antecedeu o processamento fotoquímico da matriz – que tornou a separação de cor mecânica e pragmática, com a adoção da quadricromia baseada em síntese de cor subtrativa, ainda em uso atualmente. A cromolitografia se caracterizava principalmente pela concepção e conjugação de múltiplas matrizes desenhadas em pedras litográficas, num complexo processo empírico de separação manual da cor, desenvolvido por um profissional específico: o cromista. Este estudo se inicia numa visão geral do problema, onde situa-se a questão da reprodução de imagens coloridas e, nesse contexto, a técnica cromolitográfica, como foi praticada no mundo e no Brasil. O objeto de pesquisa constituiu-se a partir da investigação dos acervos públicos do Arquivo Nacional e da Fundação Biblioteca Nacional na cidade do Rio de Janeiro.

Helena de Barros é doutora em design pela ESDI-UERJ, artista gráfica, designer e professora de Design Gráfico. Consultora em identificação de técnicas de impressão de imagens por método microscópico, pesquisa sobre linguagem visual, cultura material, técnicas gráficas, impressos efêmeros e memória gráfica brasileira. Dedica-se especialmente às técnicas de impressão colorida, com ênfase na cromolitografia do século XIX e impressão de arte digital atual.

Palestra sobre resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida no PPD ESDI/ UERJ baseada no acervo de rótulos cromolitográficos do setor de Iconografia da Biblioteca Nacional com bolsa da CAPES.

 

Foto: Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.