Unirio inicia projeto sobre marcas de proveniência bibliográfica
O projeto de pesquisa “A eloquência dos livros: marcas de proveniência bibliográfica” teve sua primeira reunião no dia 11 de abril. As atividades aconteceram no Palácio do Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro, com a coordenação do professor Dr. Fabiano Cataldo. O encontro foi seguido de uma visita técnica às dependências do Palácio, com a exposição de exemplares raros.
A iniciativa conta com apoio de pesquisadores que atuam no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Pernambuco, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, incluindo bibliotecários jurídicos. Entre eles está o diretor de Marketing e Editoração do GIDJ/RJ, Thiago Cirne, com dez anos de experiência na gestão acervos especiais.
Sobre o projeto
O projeto de pesquisa inicialmente terá como objetivo mapear a produção científica sobre marcas de proveniência bibliográfica e de que forma este assunto vem sendo abordado no país.
Pretende-se ainda inserir a UNIRIO dentro de um grupo de investigações sobre esta temática que vem crescendo em outros países. Nesse sentido vale destacar o pioneirismo da ação no Brasil.
A partir do resultado da primeira fase, a intenção será iniciar estudos que incluam a representações descritiva e temática. O projeto tem como unidade responsável o Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO e a coordenação de Fabiano Cataldo.