Fundada em 1949, biblioteca tem grande destaque na instituição. Objetivo é fazer do encontro uma atividade anual.

As comemorações pelos 70 anos da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS), da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), serviram como espaço de reflexão sobre a atuação dos serviços de informação no estado. No último dia 26 aconteceu o 1º Encontro de Unidades de Informação Jurídica do Estado do Rio de Janeiro – EUNIJUR, com a coordenação dos bibliotecários da instituição.

O evento teve como tema “Ações, Metas e Desafios”, com uma proposta de debater questões comuns entre os serviços de informação (bibliotecas, centros de documentação e arquivos jurídicos) de órgãos públicos. Bibliotecários e arquivistas discutiram temas relevantes, em apresentações que duraram cerca de 20 minutos.


Bibliotecários e arquivistas de órgãos jurídicos do estado estiveram reunidos na PGE-RJ

As palestras retrataram um pouco do dia a dia das instituições, incluindo missão e objetivos de cada unidade, atividades, produtos e serviços oferecidos, desafios, e propostas para resolução de problemas.

Segundo Alessandra Oliveira, Bibliotecária-chefe da BMJVS, a ideia nasce da necessidade de reunir os órgãos estaduais jurídicos para uma troca de opiniões e entendimentos. “É importante conhecer os profissionais para que possamos nos auxiliar mutuamente, melhorar os pontos fracos e compartilhar os pontos fortes”, analisou.

Após o encontro as comemorações tiveram continuidade no auditório da PGE-RJ com palestras, exibição de um documentário sobre a história da biblioteca e uma homenagem à Lucia Lefebvre Fisher, que teve grande destaque no serviço público atuando como bibliotecária da BMJVS.

O que se percebeu entre os convidados que estiveram presentes nesta primeira edição do EUNIJUR foi o desejo em comum, no sentido de que o encontro se torne um evento anual, ampliando seu alcance entre os profissionais de informação jurídica do estado. Ao que tudo indica, esta iniciativa parece próxima de se concretizar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.