GIDJ/RJ promove Webconferência sobre coleções especiais e pandemia
O Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), por meio do Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), promoveu, na última quinta-feira (30), uma webconferência com o tema “Coleções especiais em tempos de pandemia: ações para gestão, segurança e preservação”.
O evento contou com seis palestrantes: Thiago Cirne (Mestre em Biblioteconomia, presidente do GIDJ/RJ e coordenador do GDCEJ); Cristiane Ferreira (Bibliotecária-chefe da Divisão de Tratamento de Acervo Bibliográfico do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região); Ana Clara Brandão (Mestranda em Biblioteconomia e Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Jullyana Araujo (Mestranda em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia); Diná Marques (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Bibliotecária, Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos) e Hugo Sousa (Bibliotecário do Instituto Brasileiro de Petróleo).
As comunicações destacaram a urgência em gerir coleções raras e preciosas considerando a história das instituições e os protocolos necessários à integridade de funcionários, estagiários e pesquisadores em tempos de pandemia. “Precisamos interferir como protagonistas neste cenário”, comentou Ana Clara Brandão, da UERJ. Para Diná Marques, da UFMG, é fundamental que o máximo de colaboradores conheçam detalhes da instituição durante a pandemia: “neste período os servidores precisam conhecer o risco de insetos, animais, umidade”, ressaltou. Também foram analisadas e discutidas algumas orientações de órgãos de classe, especialistas em saúde, artigos, matérias e boas práticas de gestão.
As palestras serão publicadas, em versão de resumos expandidos, no periódico Cadernos de Informação Jurídica (CAJUR), que terá um número sobre coleções especiais.
Foto do topo: Reprodução.