MÊS DO BIBLIOTECÁRIO: GIDJ/RJ PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

O Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ) promoverá seu tradicional Ciclo de Palestras entre os dias 21 e 25 de março, às 19h. Neste ano o evento acontece seguindo as comemorações pelo mês do Bibliotecário em calendário unificado aos demais órgãos de classe atuantes do estado.

O Ciclo de Palestras será transmitido pelo canal do GIDJ/RJ no YouTube e haverá um formulário para solicitação de certificados aos interessados durante as transmissões.

Confira a programação:

21/03 (segunda-feira)

Abertura:

Thiago Cirne
Presidente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica – GIDJ/RJ. Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Especialista em Jornalismo Cultural pela UERJ. Bibliotecário da PGE-RJ.

Tema: Diários Oficiais Eletrônicos

Kelly Lima
Mestra em Ciência da Informação pela PPGCI/UFF. Especialização em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO. Analista Bibliotecária do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ. Secretária do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica – GIDJ/RJ. Integrante do Projeto Leitura – Saquarema.

Lúcia Otero de Carvalho

Bibliotecária. Especialista em Indexação e Recuperação da Informação pela Universidade Santa Úrsula (USU). Chefe da Divisão de Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Conselheira Fiscal do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro – GIDJ/RJ.

22/03 (terça-feira)
Tema: Direitos autorais

Maria Lucia Beffa
Mestre em Direito Autoral pela FDUSP. Graduada em Biblioteconomia pela UNESP. Diretora Técnica do Serviço de Biblioteca e Documentação – SBD/FD da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Antonio Carlos Morato
Advogado e Professor Universitário. Leciona as disciplinas de Direito Civil e de Direito de Autor na Sociedade da Comunicação na graduação bem como a disciplina de Direitos Intelectuais. Direito de Autor no Terceiro Milênio: do mecenato às novas tecnologias na Sociedade da Informação na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Acadêmico da Academia Paulista de Direito (cadeira 78). É livre-docente, doutor e mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

23/03 (quarta-feira)
Tema: Mercado de trabalho e informação jurídica

Talita James
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Especialista em Gestão do Conhecimento pela AVM Faculdades Integradas (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na áreas de Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atualmente é bibliotecária do Supremo Tribunal Federal.

24/03 (quinta-feira)
Tema: Lei Geral de Proteção de Dados

José Antônio Zetó
Bibliotecário e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UNIRIO. MBA em Gestão de Portfólio, Programas e projetos pela POLI/UFRJ. 21 anos de experiência em gestão de informações e documentos. Fundador da Zetó Consultoria Ltda.

Ilvana Sousa do Amaral
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Pós-graduação em Gestão do Conhecimento pela Universidade Santa Úrsula. MBA em Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva pela Faculdade do Senac – Rio. Curso de Formação Avançada em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelo IAC. Atualmente Coordenadora da Biblioteca da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.

25/03 (sexta-feira)
Tema: Gestão do Conhecimento

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1989), Mestre (1997) e Doutor (2005) em Ciência da Informação pela UFRJ em Convênio com o IBICT. Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO atuando nos Cursos de Bacharelado em Biblioteconomia nas modalidades presencial e a distância, Licenciatura em Biblioteconomia e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia/Mestrado Profissional em Biblioteconomia – PPGB/MPB da UNIRIO. Pró-reitor de Graduação adjunto de 2011 a 2015 e Pró-Reitor de Planejamento adjunto de 2015 a 2018 na UNIRIO. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Organização e Gestão do Conhecimento, realiza pesquisas sobre Organização do Conhecimento, Estudos Culturais, Sistemas de Organização do
Conhecimento, Ambientes Web, Gestão do Conhecimento, Acessibilidade, Patrimônio Imaterial, Ensino e Formação de Bibliotecários. Realiza Estágio Pós-Doutoral em Ciência da Informação pelo PNPD/CAPES-PPGCI/UFF.Líder do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação (UNIRIO) e Membro dos Grupos de Pesquisa Organização do Conhecimento (IBICT); Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO); Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação
e métricas (UFF). Membro do Conselho Editorial das revistas Informação e Informação, BIBLOS – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e SENAC.DOC: Revista de Informação e Conhecimento. Integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis/INEP). Membro da International Society of Knowledge Organization – ISKO/Brasil, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia – ANCIB, da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – ABECIN e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais – ABHD. Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB – 18ª Gestão no período de 2019-
2021. Presidente do Conselho Fiscal da ABHD (2022-…).

Encerramento:

Dempsey Bragante
Vice-Presidente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica – GIDJ/RJ. Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCAR). Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Bibliotecário da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foto: Unsplash.

1 comentário em “MÊS DO BIBLIOTECÁRIO: GIDJ/RJ PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.