Mensagem da Presidência

É com grande prazer que damos início a mais um ano de atividades do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro, o nosso GIDJ/RJ.

Neste ano de 2023, que se inicia com um novo cenário político no país, muito mais amistoso para bibliotecários, arquivistas e profissionais da informação, inauguramos também o primeiro ano sob a gestão da 8ª diretoria, eleita pelos associados há pouco menos de dois meses. Para além da própria eleição da chapa, que garante o funcionamento do grupo por mais três anos, a nova diretoria oxigena o Grupo com alguns ineditismos, como a participação de profissionais recém-associados e de associados antigos que nunca haviam integrado diretorias anteriores. Soma-se a isso a experiência de ex-presidentes que aceitaram fazer parte deste novo desafio.

Aos associados e amigos do GIDJ/RJ, gostaríamos de assegurar nosso compromisso com a continuidade das atividades de formação continuada oferecidas pelo Grupo: cursos, workshops, palestras, mesas de discussão, eventos (presenciais e online) fazem parte dos planos para 2023. A atualização do nosso guia de bibliotecas e o fortalecimento do braço editorial do GIDJ/RJ também estão em nosso radar como metas desta diretoria, assim como a maior aproximação aos profissionais arquivistas e museólogos. Importante dizer também que as atividades do Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), vinculado ao GIDJ/RJ, permanecem ativas e contando com nosso total apoio.

Contudo, o ano de 2023 também traz desafios. O projeto de lei n.º 3.081/2022, de autoria do deputado federal Tiago Mitraud (Novo), que busca desregulamentar a profissão de bibliotecário, arquivista e museólogo, além de dezenas de outras profissões merece o nosso mais profundo repúdio e união nos esforços para que não se torne uma lei.

Desejando um ótimo ano de 2023 para todos os nossos associados e parceiros, ficamos à disposição para sugestões, novas propostas e parcerias para o ano e para a nova gestão que se iniciam.

Atenciosamente,

José Gustavo Moura Corrêa
Presidente

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.