MPMT inaugura biblioteca nesta semana
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) inaugura nesta quinta-feira (26), às 17 horas, as modernas instalações da sua Biblioteca Institucional, que funcionará no 3°andar da Sede das Promotorias de Justiça da Capital. O espaço dedicado ao conhecimento conta com um acervo de 1.180 obras nas áreas do Direito, Filosofia, Sociologia, Cultura, Literatura, Psicologia, Saúde, Antropologia, Ciências Sociais, dentre outras. O nome da biblioteca homenageia o ex-procurador de Justiça Attilio Ourives, falecido em 2016 aos 82 anos, ex-reitor e um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A Biblioteca do Ministério Público do Estado de Mato Grosso será administrada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, conforme estabelece a Portaria nº 001/2023, assinada pelo promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, coordenador da Escola Institucional do MPMT e da Biblioteca Institucional. O documento traz o Regimento Interno da Biblioteca e disciplina o funcionamento, o uso e a formas de acesso para os públicos interno e externo.
O promotor de Justiça lembra que a biblioteca já existia, tendo um espaço e um acervo mais modestos. Na avaliação dele, o novo local está à altura da função constitucional do MPMT.
“Em uma instituição como o Ministério Público, uma biblioteca é fundamental porque dá a base para a formação, para esse viés acadêmico-científico-cultural. Especialmente para uma instituição da envergadura, da magnitude do Ministério Público, que tem por missão defender o estado democrático de direito, os valores mais caros da Constituição. Precisamos de profissionais atualizados, preparados tecnicamente, abalizados do ponto de vista acadêmico- científico, e com consistência teórica para prestar um serviço com mais qualidade, com mais comprometimento”, pontua.
O espaço de leitura e estudos foi instalado em uma área aproximada de 303,00 m², e o projeto foi idealizado pelo Departamento de Engenharia (Denge) do MPMT. O layout da Biblioteca Institucional inclui painéis que usam vidro e aço inox.
Na análise do coordenador da Escola Institucional do MPMT, mesmo sendo um espaço voltado para o conhecimento, a biblioteca também será importante para valorizar a cultura. “Além da rotina do dia a dia, do empréstimo de livros para membros, servidores, estagiários e terceirizados, a biblioteca tem por finalidade ser um espaço para eventos culturais como lançamento de livros, de obras produzidas pelos colegas”, conclui.
Regimento interno – Entre outras normas, o Regimento Interno da Biblioteca do Ministério Público do Estado de Mato Grosso estabelece que o acesso ao empréstimo bibliográfico será permitido, sem ônus, aos membros, servidores e estagiários do MPMT, mediante prévio cadastramento. Ao público geral e comunidade externa, será permitida a utilização do espaço físico e consulta bibliográfica no local, sendo vedado o empréstimo domiciliar.
Fonte: MPMT