GIDJ MG lança guia de bibliotecas e instituições jurídicas
Os últimos meses do ano de 2024 representaram um momento especial para o Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica de Minas Gerais. Com 50 anos de existência, um desejo antigo agora se concretizou: a publicação de um Guia de Bibliotecas e Instituições, em caráter estadual.
Para alcançar esse objetivo foi realizado um trabalho de fôlego, com pesquisas, coletas e compilação de informações, resultando em um amplo mapeamento de bibliotecas e órgãos que pode auxiliar pesquisadores do Direito em todo o estado. O objetivo é atender as diversas demandas de quem busca por unidades de informação, produtos e serviços.
Ana Paula de Rezende, coordenadora do GIDJ MG, destaca que antes de tudo foi necessário implantar uma consciência profissional sobre as fontes primárias para criar esta fonte secundária. “As organizadoras tiveram a ideia de envolver alunos da disciplina Fontes de Informação (da Escola de Ciência da Informação da UFMG), em dois semestres, para realizar uma coleta mais assertiva, com contato direto com as instituições e com questões que causam reflexões. Desta forma, os alunos, futuros profissionais, compreenderam a importância da busca pelas fontes primárias”, analisou.
O guia apresenta um panorama completo das bibliotecas jurídicas acadêmicas, públicas e privadas, destacando seus acervos, serviços e infraestrutura. Além disso, reúne informações essenciais para pesquisadores, profissionais do Direito e da Ciência da Informação, estudantes e o público em geral que busca recursos confiáveis para pesquisas jurídicas.
Ana Paula de Rezende lembra que a publicação do guia marca um passo importante para a valorização e divulgação das instituições de informação jurídica, contribuindo para a formação de redes de colaboração entre bibliotecas, profissionais e usuários. A iniciativa também facilita a conexão para o fortalecimento da classe, um dos principais objetivos do GIDJ de Minas Gerais.
Lançamento da publicação
O lançamento aconteceu durante o 30° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), em novembro, na cidade do Recife, no qual também foi realizado o tradicional Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídica (SNDIJ). Vale lembrar ainda que o CBBD completou 70 anos de existência na ocasião.
Um segundo evento em comemoração à inédita publicação aconteceu em Belo Horizonte, no mês de dezembro, durante a celebração do cinquentenário do GIDJ MG. O encontro reuniu representantes das bibliotecas e instituições jurídicas cadastradas, que receberam um selo oficial de participação.
“Este lançamento marca a representatividade dos profissionais da área jurídica de Minas Gerais e assim inspirados no Grupo do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ) e seu guia, pretende inspirar e colaborar para que mais estados se juntem na divulgação das bibliotecas e instituições, ampliando as conexões que hoje já acontecem em sua maioria virtualmente”, ressaltou Ana Paula de Rezende.
Novos cadastros
É possível acessar gratuitamente a publicação por meio do site da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais – ABMG. Clique aqui e faça o download!
As instituições interessadas em fazerem parte do Guia de Bibliotecas e Instituições de Informação Jurídica de Minas Gerais podem solicitar informações sobre a próxima edição pelo e-mail gidj.minasgerais@gmail.com. A publicação tem organização de Ana Paula de Rezende, Denise Moreira e Marina Horta.