Direito e leitura: 5 bibliotecas com acesso gratuito no Centro do Rio

No ritmo agitado das grandes cidades estudantes de Direito, bem como de outras áreas, necessitam de um local adequado para suas pesquisas e trabalhos acadêmicos. O Centro do Rio oferece opções gratuitas, com salas de estudo e Wi-Fi liberado. Confira algumas:
Biblioteca TJERJ/EMERJ
Com capacidade para atender a mais de 300 usuários simultaneamente, possui espaços como: Sala de leitura com acesso aos livros mais atualizados, Sala do silêncio, Sala dos computadores, Salas de trabalho em grupo, Espaço multiuso, entre diversos outros ambientes. Oferece Wi-Fi e serviços on-line.
Atendimento: 10h30 às 19h para o público em geral (segunda a sexta)
Rua Dom Manuel, 37 – térreo – lâmina III
Mais informações: https://emerj.tjrj.jus.br/pagina/3/1

Biblioteca da Alerj
O leitor tem a possiblidade de visitar um espaço com características originais, preservadas, e que impressiona pela decoração e qualidade das obras. A biblioteca da Alerj foi fundada em 1947 e seu acervo é formado por livros, folhetos, obras de referência, periódicos e material multimídia.
Atendimento: 10h às 17h (segunda a sexta)
Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV
Mais informações: https://www2.alerj.rj.gov.br/biblioteca/acervo.html

Biblioteca da PGE-RJ
Fundada em 1949, disponibiliza um acervo de aproximadamente 90 mil itens impressos e diversas bases de dados. Oferece ampla sala de leitura, Wi-Fi e serviços on-line. A partir de 2022 foi integrada ao Centro Cultural da PGE-RJ, fazendo parte do circuito de visitação da instituição. Tem como objetivo proporcionar a constante adequação e atualização dos recursos informacionais disponíveis, em conformidade com a demanda local.
Atendimento: 8h às 18h (segunda a sexta)
Rua Sete de Setembro, 15
Mais informações: https://biblioteca.pge.rj.gov.br/bnportal/pt-BR/

Biblioteca do TCE-RJ
Tem por finalidade principal facilitar o acesso dos usuários às informações nas áreas de atuação do TCE-RJ disponíveis em seu acervo ou em outras fontes de consulta. Em 2014 passou por uma reestruturação visando proporcionar mais conforto por meio de um melhor espaço e do acesso a tecnologias que garantiram mais eficiência, eficácia e efetividade aos serviços disponibilizados.
Atendimento: 9h às 18h (segunda a sexta)
Praça da República, 50
Mais informações: https://www.tce.rj.gov.br/bnportal/m/pt-BR/

Biblioteca do CCJF
O Centro Cultural Justiça Federal se destaca como espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural. A biblioteca da instituição tem um ambiente confortável para quem deseja ler, oferecendo opções de obras voltadas para Arte e Cultura com ênfase em Artes Visuais e Fotografia. Também reúne os documentos de caráter histórico do CCJF, com material gráfico, gravações e fotografias.
Atendimento: 12h às 17h (terça-feira a sexta-feira)
Avenida Rio Branco, 241
Mais informações: https://ccjf.trf2.jus.br/visitas/biblioteca-do-ccjf

Foto do Topo: Reprodução/Unsplash.