Niterói: Biblioteca Parque reabre à população

A Prefeitura de Niterói reabriu, no início deste ano, a Biblioteca Parque, localizada na Praça da República, no Centro da cidade. O espaço, com 60 mil itens, passou por uma fase de manutenção.
“É uma alegria estar aqui para devolver a Biblioteca Estadual de Niterói, a Biblioteca Parque, para a cidade. Esse é um espaço histórico que já abrigou o Centro Político Administrativo do Poder Estadual, há 50 anos, quando Niterói era a capital do Rio de Janeiro, tendo ao lado a sede do Poder Judiciário, a sede do Tribunal de Justiça do antigo estado e a sede da Assembleia Legislativa. Esse ano, ela completa 90 anos e guarda muita história. Estamos muito felizes em inaugurar esse equipamento que faz parte da transformação do Centro”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
Postagens recentes nas redes sociais da biblioteca divulgaram uma extensa lista de atividades culturais. Usuários comemoram o retorno do equipamento ao público: “Viva a Biblioteca Parque de Niterói… Que todos possam usufruir desse espeço”; “Parabéns a todos que fazem esse projeto ser incrível”, comentaram alguns seguidores.
História
A Biblioteca Parque já se destacou como a principal biblioteca do antigo Estado do Rio de Janeiro. Possui um relevante acervo de raridades bibliográficas, com ênfase na história e cultura do Estado do Rio de Janeiro. Estão disponíveis exemplares e documentos referentes aos séculos XVI, XVII e XVIII, ratificando a importância de sua manutenção para o lazer e pesquisa na cidade.
Funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 17h. Aos sábados, das 10h às 15h.
Nas redes sociais: @bibliotecaniteroi
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons