GIDJ/RJ promove Webconferência sobre coleções especiais e pandemia

O Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), por meio do Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ), promoveu, na última quinta-feira (30), uma webconferência com o tema “Coleções especiais em tempos de pandemia: ações para gestão, segurança e preservação”.

O evento contou com seis palestrantes: Thiago Cirne (Mestre em Biblioteconomia, presidente do GIDJ/RJ e coordenador do GDCEJ); Cristiane Ferreira (Bibliotecária-chefe da Divisão de Tratamento de Acervo Bibliográfico do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região); Ana Clara Brandão (Mestranda em Biblioteconomia e Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Jullyana Araujo (Mestranda em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia); Diná Marques (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Bibliotecária, Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos) e Hugo Sousa (Bibliotecário do Instituto Brasileiro de Petróleo).

As comunicações destacaram a urgência em gerir coleções raras e preciosas considerando a história das instituições e os protocolos necessários à integridade de funcionários, estagiários e pesquisadores em tempos de pandemia. “Precisamos interferir como protagonistas neste cenário”, comentou Ana Clara Brandão, da UERJ. Para Diná Marques, da UFMG, é fundamental que o máximo de colaboradores conheçam detalhes da instituição durante a pandemia: “neste período os servidores precisam conhecer o risco de insetos, animais, umidade”, ressaltou. Também foram analisadas e discutidas algumas orientações de órgãos de classe, especialistas em saúde, artigos, matérias e boas práticas de gestão.

As palestras serão publicadas, em versão de resumos expandidos, no periódico Cadernos de Informação Jurídica (CAJUR), que terá um número sobre coleções especiais.

Webconferência do GDCEJ (Foto: Reprodução)

 

Foto do topo: Reprodução.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.