Centro de Documentação e Biblioteca do MPSP avança na gestão de arquivos

Destinado a promover o acesso à informação e a preservação da memória institucional visando ao desenvolvimento das atividades ligadas à atuação do MPSP, o Centro de Documentação e Biblioteca foi beneficiado pela recente Resolução 1.320 com a normatização das competências e das atribuições já assumidas pelo setor desde 2009. Com a junção de duas diretorias, o departamento ganhou maior controle na gestão de documentos produzidos e acumulados pela instituição, traduzido no fortalecimento à Subárea de Gestão Documental e Arquivo.

Segundo Denilza Gimenez Bezerra, diretora do Centro de Documentação e Biblioteca, as mudanças decorrentes da Resolução 1.320 garantiu condições para que o setor estivesse ainda mais alinhado às atividades e rotinas vivenciadas no dia a dia de trabalho.

Entre as atribuições de uma das subáreas do departamento, a de Biblioteca, estão administrar e manter atualizadas as bases de dados; estabelecer rotinas no sistema para relatórios administrativos e técnicos; aplicar a Política de Desenvolvimento de Coleções, que visa ao crescimento equilibrado e consistente da coleção para melhor atender aos objetivos e interesses dos seus usuários; e zelar pela atualização e manutenção dos acervos, com o intuito de permitir a recuperação e disseminação da informação jurídica em todas as áreas de atuação institucional.

Já a Subárea de Apoio Administrativo de Gestão Documental e Arquivo é responsável, por exemplo, pelo processamento técnico do acervo documental, desarquivamento de procedimentos e pela transferência e eliminação de documentos, conforme o caso.

Completam o Centro de Documentação e Biblioteca as subáreas de Expediente, Portal – Legislação e Normas, Protocolo e Correios, Serviços Gerais e da Revista Justitia.

Fonte: Costa Norte
Foto: Reprodução

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