GIDJ/RJ promove semana de Workshops

Palestrantes com formações em Biblioteconomia, Arquivologia, Marketing e Empreendedorismo estarão presentes na Semana de Workshops Online, dos dias 10 a 14 de maio, sempre das 16h às 18h.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ). Ao todo, serão cinco dias e dez workshops.

Inscrições e mais informações em http://bit.ly/workshopgidjrj.

Confira a programação completa:

10/05 (SEGUNDA-FEIRA)

16-17h

Thiago Cirne – Bibliotecas e Coleções especiais: marcas, edições e raridade no Direito

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UNIRIO). Possui Especialização em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Analista Bibliotecário do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CEJUR/PGE-RJ). Presidente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica (GIDJ/RJ), onde também é idealizador e coordenador do Grupo de Discussão em Coleções Especiais (GDCEJ). Atua nas áreas de Biblioteconomia de livros raros, Gestão de coleções especiais e Acervos de memória em Direito. Autor da página Incunábulos, destinada à divulgação de conteúdos sobre História das bibliotecas. Autor do livro Com todas as licenças necessárias (2016) e de trabalhos sobre formação, descrição e curadoria de coleções; marcas de posse, proveniência e raridade bibliográfica.

17h-18h

Lúcia Otero – Check list para contratos de assinaturas bases de dados jurídicas

Bibliotecária. Especialista em Indexação e Recuperação da Informação pela Universidade Santa Úrsula (USU). Titular da Coordenadoria de Gestão de Acervos Bibliográficos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Conselheira Fiscal do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro – GIDJ/RJ.

11/05 (TERÇA-FEIRA)

16-17h

Gabriel Barros – Documentos jurídicos: a forma documental

Arquivista, Doutorando e Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFF). Desenvolve estudos, principalmente, nos seguintes temas: Tipologia documental, Diplomática e Terminologia Arquivística

17h-18h

Sônia Neves – Dicas de como se preparar para Concurso de Jurídicos

Analista Judiciário Especializado em Biblioteconomia do TRE-RJ. Formação em Direito pela Universidade Cândido Mendes-UCAM e Biblioteconomia pela UNIRIO e Especialização em Direito Civil e Processo Civil. Aprovada, classificada e nomeada nos concursos do Magistério da Prefeitura do Rio de Janeiro, Auxiliar de Cartório, Técnico Judiciário, Analista Judiciário e Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Técnico Superior em Biblioteconomia da UERJ e Analista Judiciário Especializado em Biblioteconomia do TRE-RJ.

12/05 (QUARTA-FEIRA)

16h-17h

Kelly Lima – Fonte de informações jurídicas

Mestra em Ciência da Informação pela PPGCI/UFF. Especialização em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO. Analista Bibliotecária do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ. Secretária do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica – GIDJ/RJ. Integrante do Projeto Leitura – Saquarema e do BiblioJuris.

17h-18h

Roberta Reis – Normalização e organização de acervos pessoais

Empreendedora, Bibliotecária formada pela UNIRIO – CRB-7 n.º 5561, Especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Estácio, Personal Organizer Certificada, Associada do GIDJ, 1º Tenente da 2ª Classe da Reserva da Marinha do Brasil, Instrutora, Palestrante, Escritora e Eterna Estudante.

13/05 (QUINTA-FEIRA)

16h-17h

Pablo Soledade – Digitalização de acervos jurídicos: passos para projetos de qualidade

Colabora com pessoas e organizações em novas oportunidades e soluções, especialmente nas áreas de gestão de documentos e informações. Palestrante, professor, consultor e empresário. Doutorando e mestre em Ciência da Informação, especialista em Administração com ênfase em Gestão de Serviços, e Bacharel em Arquivologia. Membro da Câmara Técnica Consultiva do Conselho Nacional de Arquivos. Mais de 20 anos de atuação em gestão de documentos físicos e digitais.

17h-18h

Fabíola Bezerra – Empreendedorismo na Biblioteconomia

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2012). Mestre em Gestão da Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006). Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Bibliotecária aposentada da Universidade Federal do Ceará desde setembro de 2016. Possui sólida experiência em Gestão de Bibliotecas Universitárias e públicas. Em abril de 2013 começou um trabalho dentro das redes sociais, inicialmente como criadora da fan page Mural Interativo do Bibliotecário no Facebook (ativo até hoje). Desde 2014 desenvolve projeto como bibliotecária empreendedora por meio da T-shirts Mural, um e-commerce de t-shirts segmentado para bibliotecários e simpatizantes da área. Áreas de interesse: Mídias sociais; Empreendedorismo Digital; Marketing digital.

14/05 (SEXTA-FEIRA)

16h-17h

Dempsey Bragante – Marketing em unidades de informação na era digital

Bibliotecário da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Biblioteconomia (UNIRIO). Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR). Vice-presidente do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ). Idealizador e gestor do Somente Biblio, mídia social sobre marketing para bibliotecas.

17h-18h

Biblioeleitoral: gestão de mídia social da área jurídica

Sônia Neves

Analista Judiciário Especializado em Biblioteconomia do TRE-RJ. Formação em Direito pela Universidade Cândido Mendes-UCAM e Biblioteconomia pela UNIRIO e Especialização em Direito Civil e Processo Civil. Aprovada, classificada e nomeada nos concursos do Magistério da Prefeitura do Rio de Janeiro, Auxiliar de Cartório, Técnico Judiciário, Analista Judiciário e Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Técnico Superior em Biblioteconomia da UERJ e Analista Judiciário Especializado em Biblioteconomia do TRE-RJ.

Janete Gushiken

Formada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília com pós-graduação em Gestão de Documentos e Informações pela Faculdade Unyleya, atua no Tribunal Superior Eleitoral desde 2007 e gerencia o perfil @Biblioeleitoral desde 2018 junto com a Sônia do TRE-RJ.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.